top of page

Voto antecipado: Ser estudante deslocado não é desculpa para não votares!

Como sabes, decorre atualmente a campanha eleitoral para eleger o próximo governo no dia 10 de março. E, como sempre, espera-se uma taxa de abstenção significativa, sendo que os motivos mais comuns são:

  • Insatisfação perante as propostas apresentadas pelos partidos políticos;

  • Desinteresse político (ou sensação de que o voto individual não fará a diferença no país);

  • Efeito dos “vencedores antecipados

  • Distância dos eleitores ao seu local de voto no dia de eleições;


"Para quê votar em branco, não é o mesmo que não votar?”

No que toca ao primeiro ponto, a atitude correta a adotar para demonstrar a insatisfação sentida é o voto branco ou nulo. Este voto representa precisamente a ausência de alternativas que façam sentido para o eleitor, fazendo passar essa mensagem de forma transparente para os líderes políticos.


Desinteresse político e vitória antecipada 

Já no que toca ao desinteresse político, muitos cidadãos (principalmente a camada sub-30 segundo o politólogo Mark Franklin) consideram que o seu voto “será apenas mais um em milhões” e que “não compensa” dirigir-se até ao local de voto para exercer o seu direito. Ora, já paraste para pensar o que acontece se este pensamento se começa a alastrar a toda a população?

Aliado ao tópico anterior, quando se perceciona a vitória antecipada - através das sondagens - de um partido, a abstenção é mais alta e ocorre o oposto quando os cidadãos acreditam que o resultado será muito disputado. No entanto nota que, de acordo com as últimas sondagens, nenhum dos partidos está perto de atingir a maioria absoluta. Então chegou a tua vez de levantares esse rabo do sofá e votares!


“Ah mas eu estudo em Lisboa e vivo na Madeira, não vou lá nesse fim de semana propositadamente votar!”

Tal como tu existem dezenas de milhares de estudantes que não estarão no seu local de residência no dia 10 de março e, para evitar a abstenção nesses mesmos casos, foi criada a possibilidade do voto antecipado e em mobilidade.


Eis como funciona: deves manifestar a tua intenção de votar antecipadamente em mobilidade entre 25 e 29 de fevereiro através do site “Voto Antecipado”, selecionando a opção “Eleitores que pretendam votar antecipadamente em Mobilidade”. Nota que, caso tentes inscrever-te no site neste momento (9 de fevereiro), vai aparecer apenas a hipótese de te inscreveres como doente internado ou preso - tens mesmo que esperar pelas datas referidas anteriormente!

O teu direito ao voto é posteriormente exercido no dia 3 de março no local de voto que selecionaste no site do Voto Antecipado!


Dúvidas? Envia-nos uma mensagem no Instagram ou comenta a nossa publicação relativa a este artigo e nós ajudamos-te!


317 visualizações

Comments


Artigos Recentes

bottom of page