Muitos de nós acreditamos que estamos a fazer bem em dispensar umas horinhas de sono quando temos um teste no dia seguinte, ou então fingimos que não há problema em ver mais um tiktok, jogar mais meia hora, ler mais um capítulo… Mas será que dormir é assim tão… prescindível?
A verdade é que o sono é extremamente importante e não apenas porque temos que descansar, mas também por tudo o que acontece enquanto o fazemos. De facto, podemos pensar que estamos a “perder tempo”, mas estamos, sem dúvida, a ganhar!
Vamos explorar um bocadinho isso?
Em primeiro lugar e retomando o exemplo do teste assustador que vais ter no dia seguinte e para o qual só decidiste estudar agora (é uma espécie de experiência universal), sabias que dormir ajuda na consolidação da memória e reforça as conexões feitas durante o dia? Ou seja, o teu cérebro está, dito de forma muito pouco científica, a “rever” o que aprendeste e a estabelecer relações entre a matéria que já sabes e a que acabaste de estudar.
Por outro lado, estudos comprovam que, ao não dormir no dia anterior, a capacidade para aprender coisas novas diminui cerca de 40%!
Assim, ter uma boa noite de sono é sempre produtivo e afinal vai ajudar na realização desse teste, mesmo que não pareça!
Para além disso, não vamos deixar de lado a nossa querida saúde. É um facto adquirido que o nosso bem-estar geral é bastante afetado por uma má quantidade e qualidade do sono. Não só impacta a nossa atenção e vitalidade, como tem efeitos no nosso sistema imunitário, cardiovascular, apetite e hormonas, incluindo as do stress.
Vamos proporcionar ao nosso corpo a oportunidade de dar o seu melhor!
Mas foi referida também a qualidade… será que mesmo dormindo aquelas 8 gloriosas horas de sono há possibilidade de nos sentirmos cansados? Infelizmente, sim.
Mas tudo se resolve com algumas dicas para promover uma melhoria de ambos os aspetos aqui abordados são:
Reduzir a exposição à luz azul (luz dos dispositivos eletrónicos) perto da hora de deitar - embora pareça impossível, vai facilitar a tua vida;
Confirmar que o ambiente é apropriado e confortável e que não há luz (ou que é mínima) - isto promove a libertação de melatonina (hormona do sono);
Aumentar a exposição à luz durante o dia (no inverno é um pouco mais difícil, mas é exequível!) - vai ajudar a regular o teu ciclo circadiano, que tem um papel muito relevante no ciclo do sono;
Ser ativ@ durante o dia;
Evitar a cafeína cerca de 6 horas antes de dormir;
Relaxar e deixar as preocupações do dia desvanecer- há várias técnicas que te podem ajudar, tal como o mindfulness;
Tentar manter uma hora de deitar e acordar relativamente constante - sei que a vontade de acordar tarde aos fins de semana é grande, mas talvez possamos mudar um bocadinho isso em prol do nosso bem-estar geral! (Atenção, sabias que dormir mais de 9 horas também pode ser prejudicial?)
Por último, dormir é uma necessidade biológica, e embora não seja necessário ter uma boa e completa noite de sono 24/7, pois como em tudo há exceções, seria excelente que 80% das vezes déssemos prioridade às 7-8 horinhas de descanso que merecemos!
Está à vontade para nos contactar se te surgir alguma questão! Estamos aqui para ajudar!!
Comentários