São as pequenas coisas no nosso quotidiano que fazem a diferença no nosso estilo de vida e uma das mais importantes são os hábitos que adquirimos, tarefas que implementamos na nossa rotina.
Aos olhos de David Hume, um filósofo que irá aparecer no teu percurso académico ou já apareceu, o hábito é a repetição de uma ação que cria a tendência para voltar a agir ou a pensar do mesmo modo e, chega a afirmar que, sem o hábito, a nossa vida seria impossível.
O ato de lavar automaticamente as mãos (ação) ou colocar um cinto de segurança (ação) depois de entrar no carro são considerados exemplos de hábitos que a maioria das pessoas possui. Um hábito é um comportamento ou ação realizada regularmente, ou seja, repetida ao longo do tempo de forma consciente ou não. Um hábito nasce a partir da sucessão de várias fases: a fase de iniciação, fase esta onde se escolhe o hábito a implementar na rotina. Posteriormente, temos a fase de aprendizagem onde a ação é realizada de forma repetitiva e automática.Por fim, surge a fase de estabilidade onde o hábito já é realizado com o mínimo esforço e persiste já na rotina.
Regra 21/90
Existe um método conhecido para a realização e implementação de um hábito como uma tarefa rotineira que se chama Regra 21/90. Esta regra consiste na eleição de uma atividade que ambicionamos realizar no nosso dia a dia e colocá-la em prática todos os dias durante 3 semanas (21 dias). Seguidamente, esta prática dever-se-á tornar num hábito. Depois do mesmo ser implementado durante 21 dias, deve-se continuar a praticar este hábito por mais 90 dias. Deste modo, a sua prática ter-se-á tornado numa mudança permanente do estilo de vida.
Além disso, a criação de hábitos saudáveis podem ajudar no sucesso académico, ou seja, através dos mesmos e também de métodos de estudos que estão incluídos na tua rotina, podem te levar a um melhor desempenho escolar.
Deste modo deixamos-te algumas dicas para alcançar o mais difícil, manter a prática deste processo:
Elabora um plano em detalhe como queres alcançar o devido objetivo. (Exemplo: Estudar durante 2 horas todos os dias, poderás considerar delinear um horário que podes complementar com o auxílio de uma agenda com tudo o que tens de realizar no teu quotidiano.);
Cria associações positivas ao hábito. (Exemplo: Se a música melhora o teu estudo e o teu humor, podes combinar as duas coisas.);
Acredita em ti! Gere o teu tempo da melhor forma, cria novos hábitos e torna-te ativo! Como ponto de partida também podes ler este artigo de como podes combinar o melhor dos dois mundos.
Por fim deixamos-te a título de curiosidade um link de uma Ted Talk interessante que surge no âmbito deste tema.