A realidade do Ensino Secundário é bastante diferente da do Ensino Básico, desde logo pelo aumento da carga horária e das responsabilidades. Além disso, sabemos que agora o teu rendimento escolar terá uma importância maior, o que poderá ser assustador ou deixar-te mesmo com a ideia de que pouco tempo sobrará entre os estudos e a tua vida pessoal. Na verdade, este equilíbrio não é assim tão difícil de manter e terás espaço suficiente para te dedicares às tuas Atividades Extracurriculares. Neste artigo explicamos-te como!
A verdade é que, no início do 10º ano, diversos alunos abandonam as Atividades Extracurriculares que tinham até então, por pensarem que não serão capazes de conciliar os estudos com os seus passatempos. No entanto, não te podes esquecer de que a tua rentabilidade melhorará, se te permitires desfrutar de momentos de descontração, onde fazes aquilo de que mais gostas. Estes momentos podem ser conseguidos através das tuas Atividades Extracurriculares.
Estudar é adquirir conhecimento, algo fundamental para o nosso desenvolvimento. Está, aliás, na legislação da República Portuguesa que todos os cidadãos têm a obrigação de frequentar a escolaridade até ao 12º ano ou até aos 18 anos. No entanto, quando nos dizem que teremos de passar, cerca de doze anos a estudar, pode meter um bocadinho de medo, não concordas? É também por isso que se torna fulcral que tenhas os teus próprios interesses para além dos estudos.
Por isso, o nosso conselho é: se já praticas uma Atividade Extracurricular de que gostas, não a abandones apenas porque pensas que não vais ter tempo. Não vai ser fácil, garantimos-te que não, mas se gostas realmente do que fazes, será menos difícil! Se te souberes organizar devidamente, de modo a procederes a uma gestão eficiente do teu tempo, vais conseguir!
Caso ainda não pratiques nenhuma, mas gostavas de o fazer, aconselho-te a prosseguires com a tua decisão. E, lembra-te, há imensas oportunidades disponíveis de forma gratuita.
Tens diversas oportunidades onde podes deixar a tua marca, alguns dos exemplos são:
Voluntariado
Organizações/Associações como a Cruz Vermelha, a Santa Casa da Misericórdia, a Gap Year Portugal, e mesmo a NOSSA associação, são alguns exemplos de Entidades onde poderás fazer voluntariado!
Área da Política
Se a política é uma área que te deixa curios@, tens oportunidades como o Parlamento de Jovens e a EuroEscolas.
Área das Letras
Se a área do Português é uma área do teu interesse, tens concursos com o Prémio Traduzir, Juvenes Translatores e o Concurso Nacional de Leitura
Desporto Escolar
Se gostas de ser ativo e praticar atividade física aproveita a oportunidade do desporto escolar! Voleibol, Basquetebol, Futsal, Badminton, Andebol e Ginástica são alguns dos exemplos que podes praticar!
Podes ainda ingressar no Ensino Articulado da tua escola e, claro, também te podes inscrever em diversas Olimpíadas (Olimpíadas da Economia, da Matemática, da Física...) da tua área de estudos!
Seja dentro da escola ou fora dela, as Atividades Extracurriculares são fundamentais para o teu desenvolvimento enquanto cidadão. Por isso, não é a entrada no Ensino Secundário que te vai impedir que explores os teus interesses; é apenas uma questão de prioridades e tenho a certeza que, se pensares bem, encontras as tuas!
E nunca te esqueças: qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar!
Não hesites em contactar-nos!
Comments