Já a pouco mais de um mês do início das aulas no ensino superior público, começam a criar-se medidas para garantir os princípios orientadores que foram divulgados pela DGS. São eles:
1. Objetivo: garantir atividades presenciais
2. Implementação: adoção de procedimentos realistas
3. Oportunidade: estimular a inovação e modernização pedagógica
Ora, temos analisado os procedimentos que várias universidades estão a tomar e parece que optam por cumprir à risca estes três tópicos. Desde a alteração dos tempos letivos e redução dos tempos de intervalo, aos regimes rotativos semanais de misto e presencial e o planeamento de espaços, todas as instituições estão a seguir à letra as recomendações operacionais da DGS (em colaboração com a DGES) para 2020/21.
Sendo assim, resumimos aqui as principais medidas tomadas já pelas instituições, para que possas saber o que te espera:
1 – Rotatividade presencial/ distância: os alunos serão sujeitos (em certas cadeiras) umas semanas ao ensino presencial e outras ao ensino à distância. Como? Enquanto que uma parte dos alunos está a ter aulas nessa semana presencialmente, outra parte terá aulas à distância, sendo que na semana seguinte alteram as posições, promovendo a equidade entre alunos em termos do acesso às atividades presenciais e àquelas onde haja necessidade de desdobramento em regime a distância, não esquecendo a importância de os estudantes do primeiro ano terem uma presença física significativa nas instalações;
2 - Promover a experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem adaptadas a um sistema de ensino presencial apoiado por tecnologias digitais, assim como formas mistas/ combinadas de ensino em todos os níveis de ensino superior;
3 – Proceder a uma listagem das atividades letivas a decorrer em cada espaço, de forma a maximizar os espaços utilizados;
4 – Alteração da duração de cada aula e das atividades de avaliação dos estudantes, sempre que tal se revele conveniente e necessário, garantindo a renovação adequada do ar e arejamento das salas, de modo a promover a supressão de pausas letivas potencialmente potenciadoras de ajuntamentos em espaços fechados;
5 - Proceder ao planeamento da atividade letiva e não letiva, assim como das avaliações, em regime presencial, cumprindo a modalidade em que os ciclos de estudo foram acreditados e/ou registados.
Sendo assim, podemos dizer que o ensino este ano será completamente diferente daquilo que estamos habituados… Até lá fiquem atentos à nossa página para estarem sempre a par das últimas novidades!
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