Não tens proveito nas aulas? O método tradicional não funciona contigo e não podes investir em cursos? Deixo-te dicas para aprenderes uma língua estrangeira de forma fácil, divertida e no teu dia-a-dia.
Consumir conteúdo com atenção
Tal como nas seguintes dicas, o essencial é manter contacto com a língua. A forma mais divertida de o fazer é através do lazer: música, séries, filmes, jogos e livros!
Com certeza já vês e ouves bastante conteúdo em língua estrangeira, mas estás mesmo atento? Espreita a letra das músicas que ouves e experimenta as legendas originais para séries e filmes. Desta forma, associas as palavras à sua pronúncia. Escolhe séries sobre o quotidiano, como Friends, How I Met Your Mother, Full House e Sex Education, para adquirir vocabulário para o dia-a-dia. Podes e deves ainda arriscar a ouvir sotaques diferentes, como o irlandês nas séries Derry Girls e Normal People.
Imersão diária
Não há melhor forma de nos forçarmos a aprender uma língua do que através daquilo que mais usamos todos os dias. Exatamente, é hora de experimentar o teu telemóvel numa língua estrangeira. Talvez seja difícil ao início mas a ideia é mesmo forçar o contacto com vocabulário atual e útil.
Prioriza também a leitura de páginas da internet na sua língua original, antes de clicares na tradução. Para completar, inclui na tua rotina um hábito que faças na língua estrangeira: journaling, escrita criativa ou leitura! Pensa e cria raciocínios nessa língua para aprofundarmos a tua relação com a mesma.
Ler
Não é hábito de muitos, mas tem diversas vantagens: entretenimento, estímulo da criatividade e desenvolvimento da língua. Simplesmente ler por lazer já te vai trazer estes e mais benefícios. Lê mais no artigo "Já conheces a melhor arma para o teu sucesso académico?". Caso queiras optimizá-los, segue a seguinte estratégia:
Sublinha expressões e palavras novas para mais tarde procurares e apontares o seu significado;
Podes ainda criar novas frases com as expressões e palavras que encontraste;
Pesquisa sobre o contexto histórico do livro e da sua autoria - cultura e história fazem parte da língua;
Contacto com nativos
Tal como na leitura, a interação com nativos de uma língua proporciona-nos exemplos reais da mesma. É essencial para saberes o que é realmente utilizado pelos falantes.
Aproveita que vives na era digital. Mantém contacto com pessoas que falem a língua que queres aprender na secção de comentários, partilha conteúdo e interage com os criadores. Diverte-te através destas conversas e exemplos reais do uso da língua.
Acima de tudo…
Não desistas e aposta na consistência e disciplina. Entende o teu objetivo e valoriza o conhecimento que vais adquirindo. Continuar a praticar e manter contacto com uma língua é a melhor forma de a aprender (e mais importante, não desaprender).
Comments