top of page
Foto do escritorMafalda Correia

Como gerir prioridades: Guia passo-a-passo

Tens imensas tarefas para fazer, mas não sabes por onde começar? Não sabes o que é que deves fazer em primeiro lugar e acabas por te perder? Sentes que queres fazer muitas coisas num só dia e acabas por procrastinar?


Se respondeste sim a pelo menos uma destas questões, é porque provavelmente precisas de definir e gerir melhor as tuas prioridades. Mas como? Não te preocupes, porque nós já passámos por isso e criámos um guia passo-a-passo para te ajudar na tua organização!





Quando dizemos para seres rigoroso, é para escreveres todas as tarefas, por mais pequenas que sejam, que tens para fazer. Tenta ser o mais específico que conseguires. Deixamos-te um exemplo:

Não escrevas estudar matemática. Experimenta escrever antes: fazer exercícios sobre funções exponenciais. Podes ser ainda mais específico e anotar quais são os exercícios que queres fazer concretamente.


Ou seja, para este primeiro passo o mais importante é que faças uma lista com todas as tuas tarefas e não te assustes se parecerem muitas, porque os próximos passos vão ajudar-te.



Agora que tens todas as tuas tarefas reunidas, sugerimos que comeces por apontar os prazos de cada uma (quando aplicável) e a duração estimada para cada item da tua lista.


Isto fará com que saibas exatamente quando é que tens de terminar cada uma e quanto tempo vais gastar. Deste modo, se tiveres uma tarefa que te ocupe apenas 10 minutos, tenta fazê-la num tempinho que tenhas livre (por exemplo, entre uma tarefa e outra), para que não a procrastines.



De certeza que, de entre todas as tuas tarefas, há algumas que vais gostar mais de fazer do que outras, mas isso não pode fazer com que evites as que menos gostas.


Para estes casos, damos-te duas opções:


  • Começar pelas mais difíceis/aborrecidas, porque garantes que, depois de as terminares, poderás fazer as que mais te dão prazer;

  • Perceber o que é urgente, ou seja, aquilo que tem um prazo mais apertado e dar prioridade a essas tarefas, ao invés de fazeres aquelas que são mais fáceis ou que te vão gastar menos tempo.


Lembra-te, só no dicionário é que o sucesso vem antes do trabalho, por isso não evites fazer as tarefas mais exigentes!



Isto já todos sabemos, certo? Portanto, o que tens de fazer é mesmo começar. É assim tão simples? Nem sempre, mas depois de começares o trabalho torna-se realmente mais fácil.


Além disso, não te esqueças que certamente a maioria das tuas tarefas têm de cumprir um determinado prazo, como referimos acima, por isso vais ter de as fazer obrigatoriamente. Se não for num dia, será no outro. 


Assim, organiza o teu espaço de estudo e põe mãos à obra! Começa e não desistas nos primeiros minutos. Acredita, vai compensar.



Conheces esta regra? É bastante útil e consiste no seguinte: se tens uma determinada tarefa para fazer que demora menos de dois minutos, fá-la no imediato! Não a adies. Dois minutos passam a correr e ficas com mais uma tarefa feita!


O nosso guia passo-a-passo termina aqui e esperamos que tenha sido útil!


Se ficaste com alguma dúvida, não hesites em contactar-nos.


Bom estudo!


107 visualizações

Comments


Artigos Recentes

bottom of page