Mas o que raio são soft-skills? Isso come-se?
O termo soft-skills é um estrangeirismo que designa as competências que vão sendo adquiridas gradualmente e que se desenvolvem de forma diferente consoante o indivíduo em questão. Podem ser de matriz emocional, social ou mental e não são tão fáceis de mensurar como outro tipo de competências , como poderás constatar. Competências que são cada vez mais preponderantes não só a longo prazo, no universo do mercado de trabalho, mas também ao longo do percurso académico de cada estudante. É esta ambivalência tão vasta do termo que nos impeliu a falar-te um pouco mais acerca deste assunto!
Soft skills - onde as “encontrar”
Tal como já referido anteriormente, soft skills são habilidades/capacidades que variam de pessoa para pessoa e em função das experiências vividas e têm uma particularidade, não é a escola nem nenhum curso que tas permitem adquirir, pelo menos não diretamente. Na maioria das vezes, és tu que as procuras, a partir das experiências e atividades a que te propões, quer proporcionadas pela escola quer externas a esta. Sabes aqueles cartazes que às vezes vês afixados nos típicos painéis de cortiça, que tendem a estar nos lugares mais recônditos e esquecidos da escola? Certamente, em muitas das ocasiões, esses cartazes passam-te completamente despercebidos (as condições em que estão expostos também não motivam outra coisa!), e infelizmente, perdem-se muitas oportunidades de integrar atividades incríveis que te iriam permitir aprender muito e desenvolver as tais soft skills!
Ao nível do básico secundário, são cada vez mais as oportunidades neste âmbito, basta alimentares essa curiosidade e ativares a tua proatividade, que ocupações não faltam!
Para estudantes do ensino superior, o leque de escolhas é ainda mais amplo, o associativismo manifesta-se sob as mais diversas formas e as oportunidades acabam mesmo por te bater à porta!
Também a web tem contribuído muito para esta vertente, e há vários sites e plataformas direcionados à ocupação dos tempos livres, em função do que mais te desperta interesse.
Mas qual é a utilidade para mim?
Imensa!! Independentemente da área que escolheste, dos teus interesses futuros, daquilo que achas que vai ser de maior utilidade para o teu percurso, a versatilidade de um estudante é cada vez mais apreciada. O mundo está em constante mudança, e as necessidades de hoje acompanham de perto este cenário de mutação contínua. Atendendo a isso, seja qual for a tua área, é sempre importante, por exemplo:
ter à vontade para falar para um público, comunicar, de forma exímia com os outros, quer a nível oral, quer a nível escrito;
ter a habilidade de saber expor, de forma lacónica mas certeira, as tuas ideias e pontos de vista;
a oratória para explicar resultados obtidos, saber como fazer uma apresentação apelativa com recurso às melhores ferramentas, ser fluente em línguas estrangeiras… e muito mais!
Nunca descurando as tuas preocupações de índole académica, o nosso conselho é mesmo que procures envolver-te em projetos que te permitam ir mais longe, aprender coisas novas, conhecer pessoas e criar momentos, enfim, tudo isto culmina num incremento pessoal que vais perceber o quão relevante é para ti e para as tuas aspirações. Independentemente do futuro que almejas, são estas competências que distinguem os indivíduos.
E no ensino superior?
No ensino superior, estas competências são, talvez, ainda mais importantes! Neste nível de ensino, vais ser desafiado das mais diversas formas e para além disso, vais sentir uma necessidade maior de te abstrair do trabalho académico intenso a que vais ser sujeito. Tal como já referimos em alguns artigos, a transição para o ensino superior exige muito de ti e vais enfrentar muitas mudanças e a carga de trabalho vai ser, indubitavelmente, maior. Face a isto, vai ser muito importante não só, teres atividades que te permitam desligar, momentaneamente, desta realidade e que, simultaneamente, contribuam para as tuas soft-skills! O tecido empresarial valoriza-as muito e qualquer atividade desta índole deve constar do teu currículo!
Últimos conselhos!
Por vezes, a divulgação de muitos projetos é incipiente, e a escassez aparente dos mesmos pode desmotivar-te, mas não cedas! Procura, incessantemente, investir em ti e no teu futuro e começa desde cedo a fazê-lo, mal tenhas hipótese e predisposição para isso. Vais ver que te vais sentir realizado e com uma maior capacidade para enfrentar novos desafios sem vacilar. Incentiva os teus amigos e colegas a fazerem o mesmo, façam-no em conjunto, não te vais arrepender!
Como sempre, nós estamos cá para te ajudar por isso, qualquer dúvida que tenhas, não hesites em mandar mensagem!
Comments