A Gap year Portugal tem duas iniciativas para ti: a Lobo Scholarship e o projeto Emunicipa-te.
Mas falemos primeiro da Lobo Scholarship. Num momento em que as dúvidas abundam, como é apanágio da juventude, esta iniciativa é uma via de esclarecimentos. O gap year é uma oportunidade única para os/as jovens quebrarem a rotina, saírem da zona de conforto e trilharem novas experiências enriquecedoras, como viajar, fazer voluntariado, estagiar, desenvolver soft e hard skills, etc. É a pegada de um novo caminho, de um novo futuro porque, como afirma o Amaru e a Mariana, vencedores da 6ª edição, “O que quer que o futuro nos guarde, já é certo que o gap year o moldou”.
Os/as candidatos/as devem ter entre 18 e 27 anos e terem concluído um ciclo de ensino - secundário ou superior - este ano letivo ou no ano letivo anterior. Para se candidatarem têm de apresentar um plano estruturado para o seu gap year, tendo em consideração a motivação, os roteiros, alojamentos, deslocações, entre outros aspetos.
O João e o Manuel, vencedores da 7ª edição com o projeto “Prá Frente”, já se fizeram à estrada com o objetivo de “criar soluções inovadoras em comunidades desfavorecidas”. Pelo caminho, estão a integrar vários projetos de voluntariado nas áreas da natureza e sustentabilidade, educação e empoderamento, bem como tecnologia e inovação. O João e o Manuel confessam que “há uns anos atrás achávamos que estes desafios eram para os outros. Hoje somos nós esses outros.”
Esta é a oportunidade para que todos/as os/as jovens possam tornar o “talvez um dia” no “é agora”. A Gap Year Portugal oferece 5.000€ a lobos solitários que se candidatarem individualmente ou 6.500€ a parceiros/as de alcateia.
Regulamento - https://bit.ly/Loboscholarship22
Candidaturas - https://bit.ly/CANDIDATURASLOBO
Depois da Lobo Scholarship, tens o projeto Emunicipa-te. Depois do sucesso da primeira edição do projeto, a Associação Gap Year Portugal lançou no passado dia 26 de abril a segunda edição do Emunicipa-te, um projeto de atribuição de bolsas de gap year a nível municipal. Estão envolvidos os munícipios de Viana do Castelo (1 bolsa), Odemira (1 bolsa) e Oeiras (3 bolsas), num conjunto de 5 bolsas que são o pontapé de saída para o estabelecimento de uma relação entre as instituições públicas e o ensino não convencional, que promete conquistar muitos mais municípios à medida que dá provas do seu carácter diferenciado.
Regulamento Emunicipa-te: https://bit.ly/RegulamentoEmunicipa-te
Candidaturas: https://bit.ly/candidaturasemunicipa-te
Mais informações em https://www.gapyear.pt/bolsas
Comments